Baunilha vs Creme

Entre tantos sabores coloridos, tudo que fica próximo ao branquinho é tido popularmente como ‘Baunilha’ ou ‘Creme’. Mas ao contrário do que diz a linguagem corriqueira que muitas vezes vê os sabores Baunilha e Creme como sinônimos, existe uma grande diferença entre os dois sabores.

O sorvete de Baunilha, teóricamente, tem que ter baunilha, não é? Claro que muitas vezes usa-se uma essência ao invés da fava (ou mesmo do extrato), mas o sabor tem que estar presente. Já o  sorvete de creme, pode ou não levar baunilha, mas o importante é que ele leva gema, pois seu nome vem da receita do “creme inglês”.

Quando feito com ingredientes naturais pode-se reconhecer o sorvete de baunilha pelos pontinhos pretos que são as sementes da fava. Do mesmo modo, o sorvete de creme é levemente amarelado, cor que ganha das gemas de ovo.

Mas a diferença não é só na aparência, é em toda a estrutura do sorvete. Explico. Como já vimos, o sorvete é uma questão de balanceamento químico, quando se altera um ingrediente, outro terá que se alterar para manter a estrutura, principalmente quando se trata de um equilíbrio entre o açúcar e a gordura da composição. No caso, a gema é uma gordura natural, assim, certamente toda receita deverá ser recalculada quando este ingrediente é adicionado — o que acontece no caso da baunilha.

O importante é que ambos sabores, quando bem feito, são deliciosos.

Quer aproveitar a deixa? Veja a receita de um sorvete de Baunilha.

Deixe uma resposta