50619089ecc7c61e36d8566e35cb7fea

Baunilha vs Creme

Entre tantos sabores coloridos, tudo que fica próximo ao branquinho é tido popularmente como ‘Baunilha’ ou ‘Creme’. Mas ao contrário do que diz a linguagem corriqueira que muitas vezes vê os sabores Baunilha e Creme como sinônimos, existe uma grande diferença entre os dois sabores.

O sorvete de Baunilha, teóricamente, tem que ter baunilha, não é? Claro que muitas vezes usa-se uma essência ao invés da fava (ou mesmo do extrato), mas o sabor tem que estar presente. Já o  sorvete de creme, pode ou não levar baunilha, mas o importante é que ele leva gema, pois seu nome vem da receita do “creme inglês”.

Quando feito com ingredientes naturais pode-se reconhecer o sorvete de baunilha pelos pontinhos pretos que são as sementes da fava. Do mesmo modo, o sorvete de creme é levemente amarelado, cor que ganha das gemas de ovo.

Mas a diferença não é só na aparência, é em toda a estrutura do sorvete. Explico. Como já vimos, o sorvete é uma questão de balanceamento químico, quando se altera um ingrediente, outro terá que se alterar para manter a estrutura, principalmente quando se trata de um equilíbrio entre o açúcar e a gordura da composição. No caso, a gema é uma gordura natural, assim, certamente toda receita deverá ser recalculada quando este ingrediente é adicionado — o que acontece no caso da baunilha.

O importante é que ambos sabores, quando bem feito, são deliciosos.

Quer aproveitar a deixa? Veja a receita de um sorvete de Baunilha.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Os Ingredientes do Sorvete

Dizem que a confeitaria é uma grande equação exata. Fazer sorvete é isso à décima potência. Isso porque há muitas relações físico-químicas que criam essa

LEIA MAIS »
%d bloggers like this: