Extrato X Essência de Baunilha: Qual a diferença?

Nem Indonésia, nem Madagascar. Como dissemos aqui, o maior criador de produtos sabor baunilha no mundo é a indústria alimentícia — 95% do consumo mundial são de aromatizantes artificiais e sintéticos. A invenção desses aromatizadores sintéticos foi importante, e permitiu inclusive que a produção da baunilha natural ficasse mais barata e acessível, mas precisamos entender bem o que é o quê para decidir o como e quando consumir.


Essência de Baunilha
Como a baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, seguida ao açafrão, seu popularidade faz crescer pelo mundo a venda de essências de baunilha, muito mais baratos que o extrato ou a fava, pois eles não contém de fato o fruto. Seu sabor é produzido em laboratório através de substâncias sintéticas que mimetizam seu sabor. Se você está começando suas aventuras na cozinha, e ainda está inseguro, pode preferir este, mas já garanto que com o tempo seu paladar vai preferir as opções naturais impotenzastop.it.

Extrato de Baunilha
Como o nome diz, o extrato é uma extração dos aromas da baunilha. Ele é feito com a fava natural posta em álcool para que o líquido obtenha suas propriedades aromáticas. Ele possui um sabor concentrado, e por seu meio alcoólico permite tem longa duração, assim é muito mais prático comprar ou fazer um e ir usando aos poucos, do que sempre sair em busca de uma fava de baunilha.

Ele também é muito mais caro que a essência de baunilha por motivos óbvios, mas se você tiver paciência e tempo pode fazê-lo em casa — demora pelo menos 2 meses.

Como Fazer um Extrato de Baunilha Caseiro

sT3v9Yy


Ingredientes
Pote de vidro esterilizado
3 Favas de baunilha
250ml de bebida álcoolica (sugerimos a vodka, pois ela é a mais neutra em relação ao sabor)

Modo de Fazer

1- Divida a baunilha do meio e com a faca raspe para extrair as sementes.
2- Coloque as favas e as sementes no pote de vidro com a bebida alcoólica.
3- Mantenha em local fresco longe do sol por pelo menos 2 meses. Se tiver paciência deixe 6!

Como Fazer Açúcar Baunilhado
Divida a baunilha do meio e com a faca raspe para extrair as sementes. Adicione as sementes de baunilha ao açúcar. Voilá!

Se quiser já por em prática, aqui temos uma receita de gelato de baunilha que vai açúcar baunilhado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.