Como fazer um bom sorvete em casa sem máquina

Hoje com cada vez mais gente apaixonada por gelato tem muita gente com máquinas caseiras. De fato a máquina ajuda muito, ela vai combinando os ingredientes enquanto congela a mistura, o que incorpora o ar a receita e garante que os cristais de gelo formado sejam pequenos (quanto mais rápido a mistura congelar, menores vão ser os cristais de gelo, o que é o que queremos).

Mas e se você não tem um máquina ou ainda não quer fazer este investimento? Não tem problema, há outros métodos caseiros que resultam em um bom sorvete!

  1. Gelo Seco

Sim, é possível fazer sorvete com gelo seco, e o método é bem simples. Basta colocar a mistura em uma vasilha, acrescentar as pedra de gelo seco, uma de cada vez (quantas?) e mexer rapidamente até que adquira a consistência de sorvete. Depois basta deixar descansar 30min no congelador antes de consumir.

  1. Batedeira

Uma prova que gelato caseiro bom não precisa ser complicado ou caro — a batedeira é um equipamento comum da nossa cozinha e dá um dos melhores resultados em casa. Para que não tem, a técnica pode ser adequada para um fouet, mas precisa ter braço e paciência.

Aqui, como não resfriamos a mistura ao mesmo tempo que batemos, é preciso intercalar essas fases para não a consistência desejada. Assim, bata a mistura por um minuto na batedeira e leve ao freezer por uma hora. Repita até adquirir a consistência do sorvete. Tudo vai depender da sua batedeira, do seu freezer e dos ingredientes em questão, mas em geral o processo leva de 3 a 5 horas.

3 Processador

Usando o processador a gente vai primeiro congelar para depois bater. O melhor modo é colocar mistura líquida (fria) em um saquinho plástico tipo zip lock, de modo que deitado ela forme uma fina camada (se precisar use mais que um saco), e levar ao congelador. Depois que congelado, você retira do saquinho e quebra em pedaços a mistura. Bata no processador até que vire uma pasta bem triturada com consistência de sorvete. Leve novamente ao congelador por 1 hora, e depois sirva.

4 Picolé

Como foi dito aqui, a diferença entre um picolé e um gelato, é que o primeiro não tem ar incorporado à mistura. Por isso, assim que os ingredientes são combinados, basta colocar a massa em forminhas, espetar um palito e congelar no freezer. Uma dica é, no momento de servir, molhar as forminhas em água em temp ambiente para ajudar a desenformar.

Fácil, né? Agora é só achar uma boa receita para por em prática! Dê uma olhada nas que temos no site.

Deixe uma resposta