A História do MilkshakeTempo de leitura: 2 min

Milkshake é aquela deliciosa bebida feita de sorvete e leite que todos amam, mas como ele foi inventado?

A palavra ‘milkshake’ foi documentada pela primeira vez em 1885 e serviu para descrever uma receita ainda bem diferente do que conhecemos hoje. Era uma bebida alcóolica, similar à gemada, que levava além de ovos, whisky. Foi por volta de 1900 que o termo começou a ser usado para falar de “bebidas substanciosas com caldas de chocolate, morango ou baunilha”, mas nem sempre o sorvete estava presente nessa receita, que virou um ingrediente popular do mix por volta de 1930.

shutterstock_100045424.jpg

Isto ocorreu principalmente porque a história do milkshake, tal qual conhecemos hoje, está intimamente ligado a duas invenções. A primeira é liqüidificador elétrico, que foi inventado por Steven Poplawski em 1922. A segunda é os refrigeradores de freon (CFC) que foram inventados em 1926.

Depois da segunda guerra mundial, os EUA passaram por anos de boom econômico, o que fazia muitas famílias irem comer fora em lanchonetes, que viraram um negócio em crescimento. Além disso, muitas tecnologias desenvolvidas para a guerra foram usadas na indústria alimentícia, o que gerou o crescimento de alimentos ultraprocessados. Foi neste período que chegaram a inventar “milkshakes prontos”, misturas em pó que nem ao menos continham leite, e que bastava adicionar gelo e bater. Duvidamos que o gosto tenha sido tão bom quanto o milkshake original, e nem queremos saber quais eram os ingredientes dessa mistura. O fato é que grandes redes passaram a usar tal invento, inclusive o McDonald’s (quem viu o filme “Fome de Poder” que conta a história do empreendimento viu essa passagem).

Hoje, a potência tecnológica não nos impressiona mais tanto. Ainda bem! Assim, o que agora começa a ser novamente valorizado é o milkshake de verdade feito com sorvete e leite. Ainda nem sempre se acha um sorvete artesanal de verdade para fazer jus à receita, mas quando se acha, que delícia que é!

Captura de Tela 2018-06-21 às 19.29.29

Ah, já que estamos no assunto, temos uma receita de milkshake de marcha aqui!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email