No começo desse mês saiu a tão esperada lista dos restaurantes selecionados pelo Guia Michelin. Enquanto todos acompanham de perto as estrelas que foram acrescentadas ou abolidas dessa constelação, eu fico de olho no Bib Gourmand — classificação dada para reconhecer a excelência dos restaurantes que, como eles falam, apresentam bom custo/benefício. Em bom português: onde comer bem sem deixar as calças.
Gosto muito dessa seleção, pois apresenta restaurantes com pratos mais que excelentes, mas que não são uma experiência fora do quotidiano. Não só você não gasta exageros, como também não precisa guardar esses restaurantes para aniversários de casamento ou outras celebrações do tipo. Elas cabem num almoço de sexta, com calça jeans e all stars sem nenhum problema.
Selecionamos aqui, então, dentre os premiados em São Paulo, os 10 sobremesas imperdíveis para quando vocês visitá-los comer bem do couvert ao café!

Antonietta Empório
Sobremesa que geralmente marca o dia dos namorados no Empório Antonietta é a versão de Romeu&Julieta deles: sorbet artesanal de goiaba e sorvete de queijo de cabra com goiabada assada na própria fruta.
R. Mato Grosso, 402 – Consolação

Arturito
O menu do Arturito muda constantemente, mas não tem como não salivar com essa french toast de fuba caramelada com sorvete de cachaça e maçãs ácidas.
R. Artur de Azevedo, 542

A Casa do Porco
Saiko Izawa, a chef confeiteira da A Casa do Porco, já foi eleita como a melhor chef de confeitaria da América Latina. Com invenções como essa, entendemos o porquê: morangos com sorbet de manjericão e fitas de salsão.
R. Araújo, 124

Jiquitaia
Aquela simplicidade sofisticada do Jiquitaia: figo cozido em calda de café, creme de confeiteiro e farofa. (Foto: @rafael_shinji).
R. Antônio Carlos, 268

Manioca
“O ovo”, uma das sobremesas emblemáticas do Manioca: espuma de coco, sorvete de gemada e coquinhos crocantes.
Shopping Iguatemi

Mimo
Que a gente ama o Mimo – já ficou claro nesse artigo. Mas vamos nos apaixonar de novo com essa sobremos: Cake de café, Mousse de chocolate, Crocante de chocolate, Mascarpone, Sorvete de café.
R. Caconde, 118

Mocotó
Mocotó dispensa apresentações: Sorvete de rapadura com calda de catuaba https://impotenzastop.it/.
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100

Petí Gastronomia
Com um menu sazonal que muda a cada quinze dias o Peti faz a gente querer bater cartão lá para comer tudo enquanto pode. E as criações do chef confeiteiro Rodrigo Ribeiro são de encantar o olhar e o paladar. Na foto: Parfait de goiaba, goiabada defumada, tabasco, coulis de goiaba branca, sequilho de araruta e casca cristalizada.
R Cotoxó, 110.

Tanit
No espanhol Tanit sugerimos a Torta Santiago, sobremesa tradicional da Espanha feita à base de amêndoas e ovos, com creme inglês e quenelle de sorvete artesanal de nata, assinada pela chef pâtissier Bia Bosch.
Rua Oscar Freire, 145

Tordesilhas
Para fechar com chave de ouro, uma das melhores sobremesas da cidade: Cocada de Tabuleiro com Sorvete de Tapioca e Calda de Tamarindo. No Tordesilhas de Mara Salles.
Alameda Tietê, 489.
Bom apetite!