Gelato Caffè Lime

O Gelato Caffè Lime é o carro chefe da Gelato Boutique. A criação rendeu à Marcia Garbin o primeiro lugar no Gelato Festival em Firenze em 2013. Feito com calda de café espresso e limão, o sabor é único.

Para você que como nós também é apaixonado pelo sabor do Caffè Lime, criamos essa versão adaptada aos materiais que temos em casa. Para saber mais sobre técnicas caseiras de gelato, confira aqui.

Ingredientes
600 g de leite
110 g de creme de leite fresco
100 g de calda de café
120 g de açúcar
Raspas de 1 limão tahiti
Maisena 10g

calda de café
400 g de café espresso forte
60 g de açúcar
Suco de 1 limão tahiti

Como Fazer | Calda de Café
Leve todos os ingredientes da calda ao fogo baixo. Deixe ferver até que o conteúdo tenha reduzido a 1/4. Esta calda deverá render exatamente uma receita de gelato. Reserve.

Como Fazer | Gelato Caffè Lime
Numa panela, coloque todos os ingredientes, menos o açúcar e o creme de leite, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até levantar fervura e engrossar levemente. Em outra panela, leve o açúcar ao fogo até que caramelize, adquirindo uma cor escura. Adicione imediatamente o creme de leite para parar a cocção do caramelo, mas com muito cuidado, pois a mistura é bastante quente e espirra. Mexa bem até que o caramelo fique uniforme, e adicione a mistura feita com os outros ingredientes. Deixe esfriar em geladeira por, no mínimo, uma hora. Leve à maquininha de sorvetes e, depois, ao congelador de um dia para o outro.

rendimento: 1 litro de gelato

Receita originalmente publicada no site.