A História do Ovo de Páscoa

Ovo de Páscoa é uma tradição em muitos países, mas como isso começou?

O ovo é um símbolo antigo (anterior mesmo ao Cristianismo, e portanto à Páscoa) que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Os povos pagãos da Europa celebravam o Equinócio da Primavera (21 de Março), afta que marca o fim do Inverno e o início da primavera com uma troca de ovos (normalmente de galinha) pintados ou adornados. A simbologia da fertilidade do ovo representava um desejo de boas colheitas e prosperidade. Havia, inclusive, agricultores que enterravam ovos nas suas terras com tal pedido.

Com o advento do cristianismo a tradição pagã foi remodelada para a Páscoa, data que celebra o renascimento de Cristo. Inicialmente foi mantido o ovo de ave (inteiro ou esvaziado de seu conteúdo interno), pintado com gravuras ou com várias cores. Depois passou-se para outros materiais de acordo com o poder e nobreza de quem ofertava o ovo.

f36671ab815a62eabb90728792648a6f

Um dos ovos de Fabergé

Eduardo I (rei da Inglaterra) oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos, por exemplo. O mais conhecido dessas tradições reais são os valiosos Ovos Fabergé.  As obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé de 1885 a 1917 para os czares da Rússia eram feitos de esmalte, metais e pedras preciosas, e escondiam surpresas e miniaturas.

Captura de Tela 2018-03-28 às 19.30.45

Ovos de chocolate do Chocolatria

Captura de Tela 2018-03-28 às 19.21.26

Ovos de ingredientes orgânicos da Pecadille

Ainda hoje nos países da Europa de Leste a tradição é dar ovos decorados. Aqui, como sabemos bem, a tradição evoluiu para o ovo de chocolate. Bastou só um empurrãozinho da indústria para a moda pegar. Mas hoje, muitos também elevaram o trabalho do chocolate para criar um ovo ornamentado que quase dá dó de comer (como esses que ilustraram esse artigo – o da capa é do Chef Lucas Corazza).

Captura de Tela 2018-03-28 às 19.17.54

Chef Lucas Corazza: Ovo de corte de pão de mel feito com mel de abelhas nativas sem ferrão, especiarias e chocolate ao leite com cacau de origem do Brasil da região da Bahia.

 

De quem são esses ovos?
Chef Lucas Corazza – https://www.instagram.com/cheflucascorazza/
Pecadille – http://pecadille.com.br
Chocolatria – http://chocolatria.com.br/pascoa-2018/