Quase sinônimo do imaginário que temos de lanchonetes americanas, a Banana Split é um dos Sundaes mais clássicos do mundo todo.
Seu nome vem, claro da sua base que é uma banana cortada ao meio, onde são servidas 3 bolas de sorvete — classicamente baunilha, chocolate e morango —, com uma calda (que pode ser tradicionalmente de chocolate, morango ou abacaxi) e com uma farofa de amendoins ou nozes, chantilly e, em cima de tudo, uma cereja.
Diferentemente do Sundae que não tem certidão de nascimento exata, a Banana Split tem inventor e origem conhecidas. Ela foi criada em 1904 por David Evans Strickle um aprendiz de farmácia de 23 anos em Latrobe, Pennsylvania ed-italia.com.
David gostava de inventar Sundaes na lanchonete próxima ao seu trabalho, e a Banana Split foi um deles, que originalmente era apenas uma banana cortada ao meio e três bolas de sorvetes. Logo a loja colocou a invenção do cliente em seu cardápio. A sobremesa custava 10 centavos, o dobro de um sunday normal.
Com os anos a receita foi sendo aperfeiçoada e a primeira publicação da combinação completa como conhecemos foi feita em 1907. Daí foi uma questão de tempo (e não muito) até que ela ganhasse os EUA e em seguida o resto do mundo.