Sorbetto de Cambuci

Você já provou cambuci? A frutinha cítrica é original de São Paulo e arredores, e era tão abundante na cidade que deu o nome ao bairro “Cambuci”. Dizem que as árvores da fruta começaram a serem tiradas das ruas do bairro, pois elas sujavam os carros estacionados à sua sombra. Hoje quem não amaria ter uma árvore frutífera perto de casa?

A fruta está voltando à moda graças ao trabalho de iniciativas que conectam produtores locais com restaurantes e chefs, para gerar demanda à produção autóctone nossa — como a Arca do Gosto do Slow Food e A Rota do Cambuci do Instituto Auá. Hoje se vê Cambuci em muitos menus e gelaterias — inclusive a Gelato Boutique.

A fruta só dá uma semana no ano, mas ela congela muito bem para podermos usufruir mais vezes, então não estranhe se você só achar congelada. Agora, vamos à receita?
Ingredientes:
500ml água
250g de cambuci
130g açúcar

Modo de Fazer:
1. Bater todos os ingredientes no liqüidificador e levar à geladeira até que fique bem gelado.
2. Colocar na maquininha de sorvetes conforme instruções do fabricante. Não tem máquina de sorvete? Sem problemas! Dá uma olhada nesse post que fizemos contando como fazer sorvete com utensílios caseiros.

Deixe uma resposta