Sgroppino: o drink de sorvete

Sgroppino é uma bebida alcoólica digestiva criada em Veneza. Combinando muito bem com o clima primaveril que começa agora, ela combina Prosecco (o espumante italiano), com sorbetto (sorvete a base de água). Veja que delí­cia!

O nome deriva de “Sgropí­n”, que originalmente no dialeto Veneto se referia ao próprio sorbetto. A primeira receita de Sgroppino é datada de 1528, e era servido em jantares aristocráticos entre uma refeição e outra para limpar o paladar.

A receita clássica é feita com sorbetto de limão, e combina duas colheres generosas da sobremesa com cerca de 50mL de Prosecco. A combinação vai batida levemente em um mixer para criar a textura fluida, mas ainda com cristais de gelo. O drink é tradicionalmente servido em taças longas de champagne.

Há ainda receitas italianas que levam junto um toque de vodka – algo como duas colherinhas na hora de misturar. Isto porém é facultativo. Um toque interessante para o paladar é finalizar com algumas folhas de menta.

Releituras
A versão Siciliana usa vodka e granita de limão siciliano (uma parente da nossa raspadinha, mas preparada de maneira diferente), no lugar do sorbetto. Há também quem inove usando outros sabores de sorbetto. O mais comum é substituir por outro sabor cítrico, mas há quem use gelato a base de leite mesmo, já fazendo uma releitura do original.

Servindo
Por ser um digestivo, o Sgroppino é tradicionalmente servido ao fim de um refeição, mas eu arrisco a falar que ele combina muito bem como welcome drink.

Salute!

Deixe uma resposta