Sgroppino: o drink de sorveteTempo de leitura: 1 min

Sgroppino é uma bebida alcoólica digestiva criada em Veneza. Combinando muito bem com o clima primaveril que começa agora, ela combina Prosecco (o espumante italiano), com sorbetto (sorvete a base de água). Veja que delí­cia!

O nome deriva de “Sgropí­n”, que originalmente no dialeto Veneto se referia ao próprio sorbetto. A primeira receita de Sgroppino é datada de 1528, e era servido em jantares aristocráticos entre uma refeição e outra para limpar o paladar.

A receita clássica é feita com sorbetto de limão, e combina duas colheres generosas da sobremesa com cerca de 50mL de Prosecco. A combinação vai batida levemente em um mixer para criar a textura fluida, mas ainda com cristais de gelo. O drink é tradicionalmente servido em taças longas de champagne.

Há ainda receitas italianas que levam junto um toque de vodka – algo como duas colherinhas na hora de misturar. Isto porém é facultativo. Um toque interessante para o paladar é finalizar com algumas folhas de menta.

Releituras
A versão Siciliana usa vodka e granita de limão siciliano (uma parente da nossa raspadinha, mas preparada de maneira diferente), no lugar do sorbetto. Há também quem inove usando outros sabores de sorbetto. O mais comum é substituir por outro sabor cítrico, mas há quem use gelato a base de leite mesmo, já fazendo uma releitura do original.

Servindo
Por ser um digestivo, o Sgroppino é tradicionalmente servido ao fim de um refeição, mas eu arrisco a falar que ele combina muito bem como welcome drink.

Salute!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email