O Affogato: o que é e como fazer

O affogato ganhou popularidade nos anos 70, mas a receita italiana é uma ótima pedida até hoje. Isso porque ela combina duas de nossas paixões: gelato e espresso. A sobremesa é exatamente isso, uma bola de gelato, mergulhada um aromático café espresso — por isso seu nome que literalmente significa “afogado”.

A receita tradicional é feita com sorvete de creme, mas outros sabores são bem vindos. É comum usar fior di latte, baunilha, stracciatela ou os sabores a base de castanhas e nozes. O tradicional também é servir com um espresso, mas há muitos locais que também servem com a moka (cafeteira italiana). Nesse segundo caso, até traz um charme a mais, pois pode-se levar a moka à mesa.

recipe-affogato-01
recipe-affogato-02.jpg

A sobremesa é bem simples de fazer, mas alguns cuidados para a execução perfeita. O café, por exemplo, deve estar ainda quente, mas não fervente. Além disso, é importante adicionar o café na hora de servir, ou mesmo na frente dos convidados, para que o sorvete não derreta antes de ser provado ed-italia.com.

Alguns toques especiais que se vê por aí é adicionar uma pequena calda ou creme no fundo da taça de sorvete para decoração. A taça de vidro também dá um bom resultado visual. E, para quem for muito doceiro, pode-se adicionar um creme de chantily. Fora isso, escolher bem um sorvete e um café de qualidade sempre fazem toda a diferença.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.