Outras Sobremesas GeladasTempo de leitura: 3 min

Além do Gelato (ou sorvete) há muitas outras receitas que entram no hall dos doces gelados. Vamos entender o que é o que.

Sorbet

01c7da70dda0d1cea13517ffd1244fff

Contrário do que muitos pensam, tem uma origem turca — Xerbet —, mas sim, ganhou popularidade mundial pela sua versão afrancesada ou seu sinônimo “Sorbetto”. Diferente do Gelato (ou Glacè), a receita possui uma textura diferente, pois não leva leite, tendo como base água, fruta e açúcar — sendo comum versões alcoólicas também —, além de pouquíssimo ar, tendo um sabor intenso de frutas.

Picolé

80e7f7f4da654d10f5de5c311e1ae9a0

A principal diferença entre um picolé e um gelato de massa é que o picolé é a mistura pura que vai ao congelador, enquanto o sorvete é batido de forma a incorporar ar na mistura.

Semifreddo (e Parfait)

3fc5de44e019887c3a61a4655481e3a0A tradução literal do italiano éSemigelado’, e é um produto típico do país, e sua base pode ser de ovos, açúcar e creme de leite, o que dá maior teor de gordura e açúcar. Apesar de ter uma temperatura de conservação mais baixa que o gelato, ele possui uma sensação térmica mais alta e uma textura cremosa que está entre este e uma mousse, pois tem muito mais ar, que é adicionado à receita. Se o gelato é batido e congela ao mesmo tempo em que se incorpora o ar, o semifreddo é uma sobremesa moldada, em que se adiciona uma receita que tem muito ar (como claras em neve ou creme de leite batido) para incorporá-lo à mistura. Outra diferença é seu formato moldável, enquanto o gelato segue maleável, o semifreddo é colocado em uma forma, garantindo sua estrutura singular.

A receita francesa do semifreddo, é o Partfait, e a espanhola, o semifrio, cada qual com sua especificidade regional (não confundir com o parfait americano, uma sobremesa que intercala camadas de creme com camadas de frutas, ou a versão japonesa que intercala sorvete e bolo).

Granita

f603ad4c327977808b5b233abefa2062

O doce tipicamente siciliano, também composto por açúcar, fruta e água, tem uma textura mais granulada que o sorbet, conseguida a partir do congelamento gradual e da máquina que mantém a mistura em movimento intermitente. Este processo consegue formar grandes cristais de gelo — que é tudo o que se quer evitar no gelato e no sorbet, que possui mínimos cristais de gelo.

Diferente também da nossa raspadinha, onde se raspa o gelo e adiciona o sabor a partir de um xarope, a Granita tem o sabor já congelado na receita.

Casquinha Soft (Sorvete expresso)

23e927e424b0adfa6789796c39cdc226

Por ser um produto das grandes redes de fast food, a casquinha soft virou sinônimo de sorvete industrializado, com muitos aditivos e pouca qualidade, mas em países como a Itália há sim softs artesanais e de alta qualidade — mais um caso que prova como um alimento é tão bom quanto seus ingredientes.

Ele é feito a partir de uma mistura líquida de sorvete (que, novamente pode ser artesanal, artificial e tudo que há entre) que é batido e congelado pela máquina no momento de servir. Sua consistência única é atingida, pois ele tem muito mais ar que o gelato (chegando a ter até 200% de ar).

Outra particularidade é que a casquinha soft é, dentre estes doces gelados, o que deve ser consumido em uma temperatura mais alta (alguns graus abaixo de zero celsius, apenas). E dado que o gela anestesia o paladar, essa elevação de temperatura confere ao doce uma grande percepção grande do sabor, apesar de todo ar incorporado.

Por Marcia Garbin

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email